JBr.

    Aroma diferente deixa rastro pelo ar


    A Polícia Civil conduz neste sábado uma operação contra acusados de integrar um esquema de lavagem de dinheiro do tráfico de drogas. As investigações tiveram origem no Rio de Janeiro, depois que foi identificado um depósito em espécie numa conta...

    A Polícia Civil conduz neste sábado uma operação contra acusados de integrar um esquema de lavagem de dinheiro do tráfico de drogas. As investigações tiveram origem no Rio de Janeiro, depois que foi identificado um depósito em espécie numa conta bancária.

    O dinheiro depositado despertou a atenção de agentes porque exalava um forte odor de maconha.

    Segundo a polícia, foram identificados diversos depósitos na mesma conta bancária, originários de diferentes cidades brasileiras. Embora fossem somas significativas, alcançando por vezes dezenas de milhares de reais, os depósitos eram majoritariamente efetuados através de notas de baixo valor, de até R$ 20,00.

    Cinco pessoas já tinham sido presas pela manhã. Os agentes apreenderam dinheiro e drogas, mas seguem em busca de mais suspeitos de integrar a quadrilha.

    The post Aroma diferente deixa rastro pelo ar appeared first on JBr..

    Alerta máximo a barragem próxima a Barão dos Cocais


    O talude da mina de Gongo Soco da mineradora Vale em Barão de Cocais (MG) passou a se movimentar 18 centímetros por dia em pontos mais críticos, e 14,1 centímetros por dia em sua porção inferior, segundo relatório divulgado na manhã deste...

    O talude da mina de Gongo Soco da mineradora Vale em Barão de Cocais (MG) passou a se movimentar 18 centímetros por dia em pontos mais críticos, e 14,1 centímetros por dia em sua porção inferior, segundo relatório divulgado na manhã deste sábado, 24, pela Agência Nacional de Mineração (ANM).

    A Vale acionou as autoridades acerca da movimentação do talude no último dia 13, quando a movimentação era de 4 centímetros por dia – a previsão anunciada pela companhia era de que o talude desmoronaria entre o último dia 19 e este final de semana.

    Na segunda-feira, 20, porém, o secretário de Estado de Meio Ambiente, Germano Vieira, afirmou que o talude vai se romper, mas que isso poderia ocorrer também depois do prazo previsto.

    O principal risco do desmoronamento do talude é que, ao ruir, para dentro da cava da mina, provoque abalo sísmico com intensidade suficiente para romper a barragem Sul Superior, que está 1,5 quilômetro da mina.

    A estrutura já passa por problemas de sustentação. Em 22 de abril, teve alerta de estabilidade elevado a 3, o mais alto da escala, que significa rompimento iminente.

    Caso se rompa, a lama da barragem atingirá três municípios, conforme estudo de impacto da Vale: Barão de Cocais, Santa Bárbara e São Gonçalo do Rio Abaixo. Um muro de contenção está sendo erguido entre a estrutura e Barão de Cocais, para tentar reter a lama, caso a barragem se rompa.

    Vale

    Em nota divulgada nesta sexta-feira, 24, a Vale reforçou que adotou todas as medidas preventivas em Barão de Cocais, desde 8 de fevereiro, com o objetivo de assegurar a segurança dos moradores da região.

    “Além da retirada preventiva dos moradores da Zona de Autossalvamento, a Vale apoiou as autoridades na realização de simulados e na preparação das comunidades para todos os possíveis cenários, com equipes de prontidão permanentemente. Tanto o talude da mina de Gongo Soco como a Barragem Sul Superior estão sendo monitorados 24 horas por dia e as previsões sobre deslocamento de parte do talude, revistas diariamente”, informou a empresa.

    Preocupação com Pets

    Um dos pontos mais preocupantes é o distrito de Socorro, que pode ser um dos primeiros a ser atingidos. Ali, os moradores não tiveram tempo nem de recolher seus animais quando a sirene tocou na madrugada de 8 de fevereiro.

    Em nota, a Vale diz que resgatou 3.407 animais da zona de autossalvamento, entre bovinos, equinos, galináceos, suínos e cães. “Do total, 573 animais já foram devolvidos para seus donos Até o momento, foram distribuídos mais de 259 mil quilos de ração e 5.610 vacinas, além de medicamentos aplicados.”

    The post Alerta máximo a barragem próxima a Barão dos Cocais appeared first on JBr..

    Extrema direita busca minar projeto europeu dentro do parlamento


    O processo de quatro dias para eleger 751 deputados europeus em 28 países acaba hoje. Geralmente, a campanha é tão modorrenta que menos da metade dos 427 milhões de eleitores costuma votar. Mas, desta vez, a ascensão do populismo de direita...

    O processo de quatro dias para eleger 751 deputados europeus em 28 países acaba hoje. Geralmente, a campanha é tão modorrenta que menos da metade dos 427 milhões de eleitores costuma votar.

    Mas, desta vez, a ascensão do populismo de direita deixou a votação mais interessante. Os eurocéticos, que sempre esbravejaram contra os burocratas de Bruxelas, oficializaram uma aliança para minar o bloco atuando no Parlamento.

    A mudança de estratégia ficou evidente na campanha. Matteo Salvini, vice-premiê italiano, e a francesa Marine Le Pen, ambos representantes da extrema direita europeia, passaram os últimos meses prometendo aos eleitores mudar o bloco a partir de dentro. Recentemente, refundaram seus partidos, buscando ares moderados

    Na Itália, a Liga Norte se transformou em Liga. Na França, a Frente Nacional virou Reunião Nacional (RN). Ambos suprimiram da agenda propostas de sair da UE ou de abandonar o euro. “Não havia saída”, disse Le Pen.

    Sem unanimidade

    Apesar da amplitude conquistada, os partidos eurocéticos não são monolíticos. Eles compartilham da antipatia por imigrantes e da hostilidade à UE – e só. Uma das tensões é fiscal. Nacionalistas do norte da Europa defendem um orçamento enxuto e mais eficiente. Já os líderes populistas de países do sul e da Europa Central, que se beneficiam de fundos distribuídos por Bruxelas, não gostam da ideia. 

    Outra divergência é diplomática. Le Pen e Salvini querem se aproximar de Vladimir Putin, mas os populistas do Leste Europeu, que viveram sob a tutela da União Soviética, rejeitam a aliança com Moscou.

    “Falta aos populistas uma visão comum. Eles concordam mais com aquilo que não querem do que com as coisas que pretendem atingir”, afirma o historiador Paul Jackson, da Universidade de Northampton. 

    Na semana passada, tentando aparar as arestas, Salvini reuniu as maiores estrelas do nacionalismo europeu em um comício em Milão. No palco montado na Praça do Duomo, a confraria estava toda reunida. Le Pen discursou. O holandês Geert Wilders tirou selfies ao lado de Joerg Meuthen, líder da Alternativa para a Alemanha (AfD). 

    Segundo pesquisas, a aliança de extrema direita pode eleger um terço dos deputados do Parlamento Europeu. Ainda que não sejam maioria, eles devem reduzir o espaço da centro-direita e da centro-esquerda, obrigando os líderes a negociar com os partidos populistas ou com outros grupos menores.

    Nacionalismo cresce

    O momento é favorável ao nacionalismo. A crise financeira de 2008 afetou a zona do euro e a confiança nos partidos tradicionais. Quando a UE parecia se recuperar do choque, vieram os imigrantes, principalmente afegãos, sírios e do Norte da África, refugiados de guerras civis e conflitos provocados pela instabilidade deixada pela Primavera Árabe. 

    Em Bruxelas, os europeístas nunca estiveram tão só. Do outro lado do Atlântico, pela primeira vez desde o pós-guerra, eles têm de lidar com um presidente americano hostil. Da Casa Branca, Donald Trump ameaça impor tarifas a produtos europeus e sabotar a Otan. 

    Neste clima, o ex-estrategista de Trump, Steve Bannon, rodou a Europa distribuindo conselhos aos nacionalistas. Em 2017, ele fundou uma organização batizada de Movimento, uma espécie de “Internacional Nacionalista”. O objetivo, segundo ele, era eleger ao menos um terço do Parlamento Europeu.

    Em diversas entrevistas, ele definiu sua ideia como o slogan “governar pela negação”. Segundo ele, com um terço dos deputados eleitos, a extrema direita seria capaz de travar a agenda da integração. Em sua cruzada contra o globalismo, Bannon convenceu muitos líderes populistas de que era melhor minar a UE, em vez de deixá-la. 

    No papel, a Europa foi uma ideia que deu certo. Países que passaram a história brigando criaram um espaço de interdependência econômica. “Embaralhamos tanto nossos interesses que a guerra se tornou impossível”, disse Herman Van Rompuy, ex-presidente do Conselho Europeu, ao aceitar o Nobel da Paz dado à UE, em 2012.

    Em troca, os governos cederam parte da soberania para uma autoridade difusa, que muitas vezes se esconde em um emaranhado institucional. A chatice da política europeia, segundo Van Rompuy, seria um “pequeno preço a pagar” pela paz. E o Parlamento Europeu, que será definido hoje, é a epítome da confusão.

    Enquanto as sessões plenárias ocorrem em Estrasburgo, as comissões parlamentares se reúnem em Bruxelas e o secretariado trabalha em Luxemburgo. Segundo o Tribunal de Contas Europeu, ¤ 103 milhões seriam poupados sem o vaivém de deputados entre as três cidades.

    Estadão Conteúdo

    The post Extrema direita busca minar projeto europeu dentro do parlamento appeared first on JBr..

    Governo quer usar Fundo Amazônia para indenizar desapropriações


    O governo prepara mudanças nas regras de utilização dos recursos que a Noruega e a Alemanha doaram ao Brasil para bancar projetos do Fundo Amazônia, iniciativa criada em 2008 para apoiar iniciativas de combate ao desmatamento na região...

    O governo prepara mudanças nas regras de utilização dos recursos que a Noruega e a Alemanha doaram ao Brasil para bancar projetos do Fundo Amazônia, iniciativa criada em 2008 para apoiar iniciativas de combate ao desmatamento na região amazônica.

    A ideia é a edição de um novo decreto para alterar as normas do fundo e permitir que seus recursos, que hoje chegam a R$ 3,4 bilhões, possam ser usados, por exemplo, para pagar indenizações a donos de propriedades privadas que vivam em áreas de unidades de conservação. 

    Na prática, o que se pretende é usar o dinheiro doado pelos europeus para financiar a compra de terrenos e propriedades localizadas nessas áreas protegidas, eliminando passivos de indenizações acumulados que não foram pagos desde a criação dessas unidades. 

    Uma segunda mudança pretendida pelo governo vai incluir a redução do número de membros do Comitê Orientador do Fundo Amazônia, de 23 para dez membros. Esse grupo, responsável por criar as diretrizes e critérios para aplicação dos recursos, é formado por representantes do governo federal, governos dos Estados da Amazônia e entidades da sociedade civil.


    O plano de usar os recursos para bancar indenizações de propriedades foi confirmado pelo ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. “Podemos usar parte do dinheiro do Fundo Amazônia para fazer regularização fundiária. Vamos diminuir o problema desses conflitos. Isso significa menos madeira ilegal sendo retirada, menos garimpo ilegal”, disse. “Os problemas estão aí. Tem de ter uma certa criatividade e ousadia para resolver.”

    Segundo o governo, muitas unidades de conservação foram criadas em áreas onde já viviam famílias. As indenizações seriam pagas para que essas famílias, que passaram a viver em situação irregular, deixassem o local, mas os pagamentos acabaram não ocorrendo em muitos casos. No Parque Nacional da Lagoa do Peixe (RS), por exemplo, produtores rurais pescadores reclamam indenizações que chegariam a R$ 2 bilhões.

    As regras atuais do Fundo Amazônia não preveem a utilização de seus recursos para bancar esse tipo de indenização. O estatuto da iniciativa carimba o dinheiro a projetos que, de alguma forma, atuem no combate ao desmatamento e, consequentemente, levem à redução dos efeitos das mudanças climáticas.

    Sobre pagamento para retirada de propriedades privadas, o regimento é claro: “Não será passível de apoio o pagamento de indenizações por desapropriação”. O assunto vai ser tratado por Salles na segunda-feira, em reunião com os embaixadores da Noruega e da Alemanha. O encontro foi confirmado pelo representante alemão, Georg Witschel. 

    O Brasil tem, a rigor, independência para escolher os programas que serão apoiados pelos recursos. Essas iniciativas, porém, são monitoradas pelos doadores, assim como as taxas de desmatamento do País. O compromisso é que o Brasil apresente um desmatamento anual inferior à taxa de 8.143 km² por ano na região, para ter acesso aos recursos. Se superar essa marca, fica impedido de utilizá-los.

    O fato de mudar as regras no meio do programa também pode criar atritos com os doadores. Trata-se de um fator preocupante, já que o programa vence no fim do ano que vem e há intenção de renová-lo. 

    O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que é o órgão brasileiro responsável por administrar a liberação dos recursos e escolher os projetos que podem ser financiados, silencia sobre o assunto. 

    Estadão Conteúdo

    The post Governo quer usar Fundo Amazônia para indenizar desapropriações appeared first on JBr..

    Filme brasileiro recebe prêmio em Cannes

    Filme brasileiro recebe prêmio em Cannes


    Momento de muita vitória para a sétima arte brasileira. Durante a apuração final da Mostra Competitiva do Festival de Cannes 2019, a película brasileira, A Vida Invisível de Eurídice Gusmão, do diretor cearense Karim Aïnouz recebeu o prêmio Um...

    Momento de muita vitória para a sétima arte brasileira. Durante a apuração final da Mostra Competitiva do Festival de Cannes 2019, a película brasileira, A Vida Invisível de Eurídice Gusmão, do diretor cearense Karim Aïnouz recebeu o prêmio Um Certo Olhar.

    Apesar de ter participado da mostra paralela, o prêmio, além da Palm D’Or, é um dos prêmios mais prestigiados da mostra de cinema internacional. Durante a entrega do prêmio, o diretor prestigiou a veterana Fernanda Montenegro, que vai faz uma breve aparição no filme.

    Karim Ainouz em Cannes. Foto – Divulgação/Reprodução internet

    Aïnouz que é conhecido pelos filmes – também aclamados – Madame Satã (2002), O Céu de Suely (2006) e Praia do Futuro (2014) destacou que o melhor que o Brasil pode fazer neste momento é aproveitar os efeitos da arte. O longa-metragem conta a história de duas irmãs, Eurídice e Guida, que sofrem com a opressão machista durante a década de 1950. O título é uma adaptação da obra literária de Martha Batalha.

    The post Filme brasileiro recebe prêmio em Cannes appeared first on JBr..

    Dia do orgulho nerd: conheça as cidades mais geeks do Brasil


    Para comemorar o Dia do Orgulho Nerd, também conhecido como Dia da Toalha e celebrado em todo 25 de maio, a Amazon divulgou uma lista com as dez cidades mais geeks do Brasil. O ranking é resultado da compilação de dados de vendas nas cidades...

    Para comemorar o Dia do Orgulho Nerd, também conhecido como Dia da Toalha e celebrado em todo 25 de maio, a Amazon divulgou uma lista com as dez cidades mais geeks do Brasil.

    O ranking é resultado da compilação de dados de vendas nas cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes, considerando a base per capita. A lista considera as vendas de diversos produtos geeks, incluindo livros, e-books, quadrinhos e comic books, brinquedos, jogos e videogames, além de itens de decoração e para a casa associados à cultura nerd.

    A plataforma online da empresa conta com muitos produtos relacionados, por exemplo, a Star Wars, Game of Thrones, Harry Potter, DC Comics e Marvel. Os dados coletados para o ranking contemplam produtos vendidos entre abril de 2018 e abril de 2019 São Caetano do Sul permanece no topo da lista pelo segundo ano consecutivo. Em 2017, o município ficou em terceiro lugar.

    O levantamento da Amazon fez outras descobertas: a cidade de Vila Velha, no Espírito Santo, é para onde a empresa mais vendeu cards de Pokémon por habitante. Já a cidade de Bagé, no Rio Grande do Sul, foi a que adquiriu mais canecas de Game of Thrones no site, seguida por Presidente Prudente, em São Paulo.

    A paixão pelos bonecos Funko! parece ser maior em Carapicuíba, cidade paulista líder em compras dos itens. A famosa Itu, também em São Paulo, foi a cidade com o maior número de aquisições de produtos de decoração dos heróis de Vingadores.

    O dia 25 de maio foi escolhido como o Dia do Orgulho Nerd por vários motivos. Um deles é que foi nesse dia, em 1977, que o primeiro filme de Star Wars foi lançado. Mais tarde, a data também foi nomeada como Dia da Toalha em homenagem a Douglas Adams, autor da série de livros O Guia do Mochileiro das Galáxias – em que a toalha é item essencial.

    Confira, a seguir, as dez cidades mais nerds do Brasil:

    1. São Caetano do Sul/SP

    2. Florianópolis/SC

    3. Niterói/RJ

    4. Santos/SP

    5. Barueri/SP (aparece pela primeira vez)

    6. Porto Alegre/RS

    7. Brasília/DF

    8. Curitiba/PR

    9. Balneário Camboriú/SC

    10. São Paulo/SP

    The post Dia do orgulho nerd: conheça as cidades mais geeks do Brasil appeared first on JBr..

    Família de policial morto por pistola defeituosa será indenizada e terá pensão


    A Justiça em Santa Catarina condenou uma empresa de armamentos a indenizar, em R$ 200 mil, a família de um policial militar que morreu em serviço por um a defeito em sua arma, uma pistola. A empresa deverá ainda pagar pensões para a filha do PM –...

    A Justiça em Santa Catarina condenou uma empresa de armamentos a indenizar, em R$ 200 mil, a família de um policial militar que morreu em serviço por um a defeito em sua arma, uma pistola. A empresa deverá ainda pagar pensões para a filha do PM – até seus 25 anos – e para os pais do policial, em caráter vitalício ou até a data em que o militar completaria 65 anos.

    O caso corre em sigilo, informou a assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

    Segundo o processo, quando o fato ocorreu, o PM fazia uma ‘abordagem de rotina’ em São José, município próximo de Florianópolis com cerca de 240 mil habitantes.

    O PM se inclinou ‘para pegar no chão a pochete do suspeito’ e a pistola ‘se soltou do colete a prova de balas’. Quando caiu no chão, a arma disparou, alvejando o rosto do militar.

    O policial morreu na hora. Os autos do processo indicam que a arma estava travada.

    A família do policial apresentou à Justiça um pedido de indenização por danos morais e materiais contra a empresa e contra o Estado de Santa Catarina.

    Na decisão, o magistrado afirmou que as provas indicam a responsabilidade da empresa de armamentos, ‘porque foi justamente a falha na pistola que ocasionou a morte do policial’

    Luís Francisco Delpizzo Miranda destacou que no histórico da empresa há diversas ocorrências que mencionam a mesma falha no armamento.

    O juiz considerou que não houve responsabilidade do Estado no ocorrido, uma vez que fez licitação para aquisição do armamento e disponibilizou treinamento aos agentes.

    The post Família de policial morto por pistola defeituosa será indenizada e terá pensão appeared first on JBr..

    Procuradoria diz que novo decreto mantém brecha para aquisição de fuzis


    Em nova manifestação, a Procuradoria da República dos Direitos do Cidadão afirmou que o novo decreto de armas do governo Jair Bolsonaro não apenas manteve, como agravou as ilegalidades do anterior.  Documento Os procuradores afirmam ser importante...

    Em nova manifestação, a Procuradoria da República dos Direitos do Cidadão afirmou que o novo decreto de armas do governo Jair Bolsonaro não apenas manteve, como agravou as ilegalidades do anterior. 

    Documento

    Os procuradores afirmam ser importante ‘ressaltar que alguns fuzis semiautomáticos continuam sendo de posse permitida por qualquer cidadão, assim como espingardas e carabinas, pois são armas portáteis de uso permitido’.

    “Ou seja, qualquer pessoa poderá adquirir e manter em sua residência ou local de trabalho armas de alto potencial destrutivo. Apenas não poderá portá-las, ou seja, levá-las consigo fora dos referidos espaços privados”, dizem.

    De acordo com os procuradores, ‘à exceção da reversão parcial da autorização de porte de fuzis, da vedação à consideração de armas de acervo de colecionadores como justificativas para a aquisição de munições, da revogação do dispositivo que ampliava a possibilidade de porte de armas em aeronaves e da exclusão de pessoas menores de 14 anos da autorização para prática de tiro esportivo (o que, todavia, não soluciona a ilegalidade decorrente da autorização de prática por menores de 18 anos), a nova disciplina não só manteve a inconstitucionalidade e ilegalidade que afeta o Decreto 9.785/19, como em diversos aspectos agravou a violação à Lei 10.826, de 2003’.

    Segundo a PFDC, o novo decreto, a exemplo do anterior, ‘foi editado sem qualquer diálogo com entidades e organizações da área da segurança pública e, pior, à margem do Sistema Único de Segurança Pública – SUSP, aprovado pela Lei 13.675/2018’.

    “Também ampliou o extenso rol de pessoas que poderão ter porte de arma, em razão do exercício profissional, para incluir os advogados em geral (na versão anterior eram apenas os advogados públicos), o que perfaz um universo de mais de 1 milhão de pessoas, além dos proprietários de empresas de segurança privada e de transporte de valores, ainda que não participem da gerência do negócio”, sustentam.

    Os procuradores afirmam que ‘também se observa uma nova expansão nos limites de munição que podem ser adquiridas’. “Em alguns casos, inclusive, sem que haja limite, como ocorre com integrantes dos órgãos de segurança para suas armas institucionais (o que parece incompreensível, pois a munição deveria ser adquirida pelo próprio órgão) e particulares”.

    “O Decreto 9.797, portanto, permite que caçadores mantenham um arsenal de até 30 armas (sendo 15 de uso permitido e 15 de uso restrito, o que inclui até armas nãoportáteis) e atiradores, até 60 armas (sendo 30 de uso permitido e 30 de uso restrito)”, afirmam.

    “O decreto também deixou passar, novamente, a oportunidade para determinar que as munições sejam obrigatoriamente marcadas, para fortalecer os controles e a apuração de crimes cometidos”, afirmam.

    Os procuradores dizem ainda que ‘o cenário é de inconstitucionalidade integral do Decreto, dada a sua natureza de afronta estrutural à Lei 10.826/03 e à política de desarmamento por ela inaugurada’.

    “As ilegalidades se acumulam em praticamente todos os espaços regulados pelo decreto (posse, compra, registro, porte, tiro esportivo, munições etc), de tal modo que resulta impossível do ponto de vista da sistematicidade jurídica afastar apenas dispositivos específicos do ato regulamentar. Destaca-se, ainda, que o artigo 66 do Decreto 9.785/19 revogou o regulamento anterior (Decreto nº 5.123/04). É necessário, portanto, invalidar a nova regulamentação e retornar à antiga”, sustentam

    A nota técnica da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão ressalta que o Decreto 9.797/19 agravou – em relação ao próprio Decreto 9.785/19 – o quadro de flexibilização generalizada dos critérios restritivos fixados em lei para a posse, compra, registro e porte de armas.

    Mudanças

    Depois de contestações na Justiça e no Congresso, o presidente Jair Bolsonaro publicou nesta quarta-feira, 22, várias retificações no chamado Decreto de Armas, editado no início deste mês para facilitar o porte de armas no País. As correções constam de dois novos decretos.

    Segundo o governo, o novo texto inclui “vedação expressa” à concessão de armas de fogo portáteis, como fuzis e carabinas, ao cidadão comum.

    The post Procuradoria diz que novo decreto mantém brecha para aquisição de fuzis appeared first on JBr..

    Dengue no DF: subsecretaria fora da área de serviço


    Lindauro Gomesredacao@grupojbr.com Nesta sexta-feira (25) o Governo do Distrito Federal deu andamento a um trabalho intenso de prevenção e combate ao Aedes aegypti, mas as 16 mortes causadas pela epidemia de Dengue que assola o DF levou o diretor de...

    Lindauro Gomes
    redacao@grupojbr.com

    Nesta sexta-feira (25) o Governo do Distrito Federal deu andamento a um trabalho intenso de prevenção e combate ao Aedes aegypti, mas as 16 mortes causadas pela epidemia de Dengue que assola o DF levou o diretor de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, Petrônio da Silva, deixar a pasta.

    Ao que tudo indica, a Secretaria de Saúde padece de uma outra doença, a falta de comprometimento de alguns de seus quadros. Para se ter uma ideia, nesta sexta (25) o Secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto, envolto à crise da Dengue em Brasília tentava de todas as formas entrar em contato com a Subsecretária de Vigilância à Saúde, Elaine Faria Morelo, para tratar do assunto. Para a surpresa do Secretário, o telefone da Subsecretaria se encontrava fora da área de serviço da operadora.

    Na verdade, o que o secretário não sabia é que, enquanto milhares padecem de Dengue na capital federal, Elaine estava na Argentina em uma viagem pessoal.

    Há quem diga, que diante dos fatos, Elaine deixará o cargo que ocupa logo no início da semana.

    Para piorar o cenário, o Tribunal de Contas do DF (TCDF) pediu explicações à Secretaria de Saúde (SES) sobre as medidas que tem tomado para combater o surto de dengue que se alastra pelo DF.

    The post Dengue no DF: subsecretaria fora da área de serviço appeared first on JBr..

    Leclerc desbanca Mercedes e lidera último treino livre em Mônaco; Vettel bate


    A Ferrari enfim conseguiu desbancar a Mercedes, mesmo que seja em um treino livre. Neste sábado, na terceira sessão livre para o GP de Mônaco, Charles Leclerc ficou à frente de Valtteri Bottas e Lewis Hamilton e cravou 1min11s265 para terminar a...

    A Ferrari enfim conseguiu desbancar a Mercedes, mesmo que seja em um treino livre. Neste sábado, na terceira sessão livre para o GP de Mônaco, Charles Leclerc ficou à frente de Valtteri Bottas e Lewis Hamilton e cravou 1min11s265 para terminar a atividade em primeiro.

    O piloto da Ferrari, que correrá em casa no circuito de rua de Montecarlo, ficou apenas 0s053 à frente do finlandês. Hamilton, que dominou os dois primeiros treinos livres, mas teve problemas neste sábado, acabou 0s213 atrás do jovem piloto monegasco.

    O inglês, atual líder do Mundial de Pilotos, até chegou a liderar a sessão neste sábado, mas não sustentou a posição. Ele demorou a entrar na pista, enquanto os mecânicos da Mercedes ajustavam a dianteira, parte do carro que gerou reclamação do piloto, que disse que estava sentindo muita vibração no local.

    O holandês Max Verstappen e o francês Pierre Gasly, ambos da Red Bull, ficaram na quarta e quinta posições, respectivamente. O alemão Sebastian Vettel, que costuma figurar entre os primeiros, ficou só em 11º por conta de um acidente na curva Sainte Devote.

    O piloto da Ferrari demorou a frear, não conseguiu contornar a curva e acertou a parte dianteira esquerda do carro na proteção. Apesar da colisão, é provável que a escuderia italiana tenha tempo hábil para consertar os danos para o treino classificatório, já que o acidente foi em baixa velocidade.

    O italiano Antonio Giovinazzi, da Alfa Romeo teve bom desempenho, e terminou em sexto, logo à frente do russo Daniil Kvyat, da Toro Rosso. O grupo dos dez primeiros colocados ainda teve o dinamarquês Kevin Magnussen, da Haas, o finlandês Kimi Raikkonen, da Alfa Romeo, e o tailandês Alexander Albon, da Toro Rosso.

    Como ocorreu nas primeiras atividades, o terceiro treino livre também foi marcado por homenagens a Niki Lauda, lendário piloto austríaco que morreu na última segunda-feira. A Mercedes pintou o halo de seus carros em vermelho como forma de homenagear o tricampeão da Fórmula 1 e colocou o boné vermelho de Lauda, que foi presidente não-executivo da equipe, no lugar onde ficava a escuta do ex-piloto.

    O treino classificatório para o grid do GP de Mônaco está marcado para este sábado, às 10 horas (de Brasília). No domingo, a largada da corrida em Montecarlo, a sexta desta de 21 etapas desta temporada da Fórmula 1, está prevista para as 10h10.

    The post Leclerc desbanca Mercedes e lidera último treino livre em Mônaco; Vettel bate appeared first on JBr..

    Sob ameaça de represa, distrito de Cocais enfrenta saque


    No fim de março, o topógrafo Francisco Xavier de Assis Filho, de 67 anos, tomou um susto quando atendeu o telefonema de uma amiga. “Chiquinho, viram um pessoal andando de moto com um saco nas costas lá no Socorro. Parece que roubaram sua...

    No fim de março, o topógrafo Francisco Xavier de Assis Filho, de 67 anos, tomou um susto quando atendeu o telefonema de uma amiga. “Chiquinho, viram um pessoal andando de moto com um saco nas costas lá no Socorro. Parece que roubaram sua casa.”

    Chiquinho e todo o povoado do Socorro, em Barão de Cocais (MG), havia sido retirado de lá um mês antes – e impedido de voltar, sob risco de acabar soterrado pela lama de rejeitos da mina Gongo Soco. Na hora, no entanto, ele não pensou duas vezes. Pegou o carro e entrou sozinho na área de risco. Era verdade: seu sítio fora saqueado.

    Adquirido há 15 anos, o terreno de Chiquinho tem 6 hectares, uma casa de 275 metros quadrados com duas suítes, piscina e horta, além de criação de mais de uma tonelada de peixe, javaporco, galinha-d’angola, peru, pato, ganso. Segundo conta, os ladrões levaram TV, equipamento de som, geladeira.

    Aproveitando que o vilarejo estava vazio, os saqueadores também atacaram outras propriedades. 

    Povoado histórico, Socorro seria o primeiro lugar atingido em caso de rompimento – a estimativa é que a lama demore entre 5 e 7 minutos para chegar. “Meu sítio era um paraíso, mas está na bacia receptora da barragem”, diz Chiquinho. “Engraçado é que a polícia não pode entrar lá, mas ladrão pode.”

    Indignado, o topógrafo chegou a gravar um vídeo mostrando o estrago na propriedade. A imagem viralizou e ele acabou sendo conduzido a prestar depoimento, mas não para falar sobre os furtos e, sim, explicar como entrou em área proibida.

    Depois, um grupo com cerca de 20 moradores do Socorro se juntou para ir ao povoado, conferir a situação das suas casas. “Nesse dia não se falou em outra coisa na escola”, afirma Ana Paula Herculano, que dá aula para crianças que moravam na comunidade. “Uma aluna me mostrou um vídeo do guarda-roupa dela todo revirado.”

    Neste mês, as Polícias Civil e Militar de Minas fizeram uma operação contra a série de saques. Duas pessoas que estavam com objetos furtados foram presas por crime de receptação. “A operação recuperou vários televisores, que são os objetos mais valiosos que estão sendo furtados”, diz nota da Polícia Civil. Segundo os investigadores, os suspeitos já teriam sido identificados.

    Já a Vale afirma que cumpre o protocolo de segurança para a área e que os acessos têm vigilância 24 horas. “Não há registro de entrada de pessoas por esses locais”, diz em nota.

    Moradora da Vila Brandão, bairro mais perto do centro, mas também em área de risco, a esteticista Gisele Ramos teve de sair de casa para um hotel, pago pela Vale, no domingo. O motivo é que a mãe dela, de 80 anos, faz tratamento de câncer e teria dificuldade para seguir a rota de fuga, se for necessário.

    “Morro de medo de entrarem na minha casa e levarem tudo”, diz Gisele. Com vista para o Santuário São João Batista, a residência tem varanda, cinco quartos, piscina e uma oficina para fabricar móveis. “Por causa dessa barragem, perdi o direito de morar na minha casa. Ficou tudo abandonado. Sinceramente, eu já estou torcendo para que a barragem rompa logo. Quem aguenta essa vida? Pelo menos, quando romper, acaba o sofrimento.” As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

    The post Sob ameaça de represa, distrito de Cocais enfrenta saque appeared first on JBr..

    Conheça a reforma administrativa aprovada na Câmara dos Deputados

    Conheça a reforma administrativa aprovada na Câmara dos Deputados


    O plenário do Senado deve votar nesta terça-feira (28) a Medida Provisória 870 (MP), que trata do redesenho administrativo do governo Bolsonaro. O texto foi aprovado na Câmara na semana passada e alterado pelos parlamentares, que decidiram devolver...

    O plenário do Senado deve votar nesta terça-feira (28) a Medida Provisória 870 (MP), que trata do redesenho administrativo do governo Bolsonaro. O texto foi aprovado na Câmara na semana passada e alterado pelos parlamentares, que decidiram devolver o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), hoje sob a responsabilidade do ministro Sergio Moro (Justiça), para o Ministério da Economia, comandado por Paulo Guedes.

    A mudança do Coaf tem dividido os senadores. Se os parlamentares decidirem devolver o órgão para a pasta comandada por Sergio Moro, o texto da MP teria que voltar a ser apreciado pelos deputados. Para não correr o risco de ver a MP perder a validade, o presidente Jair Bolsonaro defendeu a aprovação da medida da forma como foi votada pela Câmara dos Deputados. A medida tem que ser aprovada até o dia 3 de junho para não caducar. 

    “[O Coaf] continua no Executivo, sem problema nenhum. Deve ser votada na semana que vem no Senado. No meu entender, deve aprovar o que foi votado na Câmara dos Deputados e vamos seguir em pautas mais importantes”, disse Bolsonaro, durante transmissão ao vivo em sua página no Facebook.

    Reforma Administrativa – Arte EBC Reforma Administrativa – Arte EBC       Agência Brasil  

    The post Conheça a reforma administrativa aprovada na Câmara dos Deputados appeared first on JBr..

    VAR é testado no Mané Garrincha para Brasileirão e jogo da Seleção; veja vídeo

    VAR é testado no Mané Garrincha para Brasileirão e jogo da Seleção; veja vídeo


    Por Ricardo Ribeiro Jornal de Brasília/AgênciaUniCeubredacao@grupojbr.com   Em campo, no Estádio Nacional Mané Garrincha, os times sub 19 de Brazlândia e do Capital. Mas a estrela principal estava do lado de fora das quatro linhas.  Uma central...

    Por Ricardo Ribeiro Jornal de Brasília/AgênciaUniCeub
    redacao@grupojbr.com

     

    Em campo, no Estádio Nacional Mané Garrincha, os times sub 19 de Brazlândia e do Capital. Mas a estrela principal estava do lado de fora das quatro linhas.  Uma central abastecida por câmeras para tirar dúvidas dos principais lances de uma partida. O amistoso, nesta sexta-feira (24), serviu para fazer a homologação do Estádio para a utilização do VAR (árbitro de vídeo que está presente em todos os jogos da Série A do Campeonato Brasileiro). O jogo terminou em 0 a 0 e teve apenas uma revisão no monitor à beira do campo. Neste sábado, vai ser para valer. O equipamento será colocado em prática com Botafogo e Palmeiras em jogo válido pela sexta rodada da competição e tudo deve estar prontinho para essa central de câmeras que pode mudar o resultado de uma partida. O VAR será usado no dia 5 de junho também para o amistoso do Brasil contra o Catar.

    Assista a vídeo

     

     

     

    A partida do amistoso foi realizada em tempo mais curto (dois tempos de 20 minutos). No dia 5 de junho o estádio mais caro dos construídos para a Copa de 2014 receberá um amistoso entre Brasil e Qatar, no qual a nova tecnologia também será utilizada. Em amistosos da Seleção Brasileira, o fato será inédito.

    Já voltou atrás

    Para o teste, a CBF (dona do equipamento) contou com quatro câmeras instaladas ao longo da lateral do campo que foram úteis para revisar o primeiro lance: uma marcação de pênalti aos 13 minutos do primeiro tempo. O ato faltoso levou 2 minutos para ser revisado pelo árbitro de campo e fez com que ele voltasse atrás em sua decisão. Bola para a defesa e cartão amarelo retirado para o zagueiro envolvido no lance. Essa foi a única situação em que a conhecida cabine transparente do VAR foi visitada pelo árbitro Rafael Diniz, já que nos outros casos, a equipe posicionada na sala de arbitragem de vídeo, frente aos monitores com as imagens, revisou e apontou a decisão correta. Entre eles, o caso da expulsão do zagueiro do Capital, após ter cometido uma falta mais forte na entrada da área de defesa de sua equipe.

    Para execução de protocolo, a equipe responsável pela ferramenta esclarece que o VAR é utilizado em apenas quatro casos, e necessariamente nesta ordem de verificação: impedimento, bola fora do perímetro do campo, gol ou não gol e punição com cartões. Ricardo Almeida, secretário da Comissão de arbitragem da CBF aponta também que a decisão final de revisar no monitor à beira do campo é sempre do árbitro principal. “Neste caso, o VAR tem uma imagem inconclusiva pela frente e comunica isso ao árbitro de campo. Ele decide se checa ou não”.

     

     

    The post VAR é testado no Mané Garrincha para Brasileirão e jogo da Seleção; veja vídeo appeared first on JBr..

    Dois assaltantes pegos em poucos minutos


    Da Redaçãoredacao@grupojbr Por volta das 23h45 desta sexta-feira, uma pessoa foi assaltada na quadra 44, do Setor Leste, no Gama. A Polícia militar recebeu o chamado e aumentou o patrulhamento na noite de ontem na região, afim de encontrar os...

    Da Redação
    redacao@grupojbr

    Por volta das 23h45 desta sexta-feira, uma pessoa foi assaltada na quadra 44, do Setor Leste, no Gama. A Polícia militar recebeu o chamado e aumentou o patrulhamento na noite de ontem na região, afim de encontrar os suspeitos.

    Durante a vigília, dois suspeitos foram abordados e com eles foram encontrados uma bolsa e a carteira pertencentes a vítima, além de uma faca utilizada para a realização do assalto.

    Os detidos pela equipe da viatura 3822 foram presos em flagrante e encaminhados à 20ª DP para autuação.

    The post Dois assaltantes pegos em poucos minutos appeared first on JBr..

    Menor com 14 passagens é pego pela Polícia


    Da Redaçãoredacao@grupojbr.com.br Um menor de idade com mais de 14 passagens pela polícia foi detido na noite desta sexta-feira (24/05), após uma abordagem realizada pela polícia militar do 8º batalhão, na Ceilândia. As autoridades...

    Da Redação
    redacao@grupojbr.com.br

    Um menor de idade com mais de 14 passagens pela polícia foi detido na noite desta sexta-feira (24/05), após uma abordagem realizada pela polícia militar do 8º batalhão, na Ceilândia.

    As autoridades receberam informações sobre uma forte onda de tráfico de drogas no conjunto K, da QNN 3, na Região Administrativa.

    Durante as buscas, foi encontrado com o jovem porções de drogas diversas, além de R$ 620,00. O detido foi conduzido à DCA II.

    The post Menor com 14 passagens é pego pela Polícia appeared first on JBr..

    Inteligência artifical confirma autenticidade das obras de Chico Xavier


      Fonte: Revista Exame    Investigação com técnicas de inteligência artificial concluíram que pela autenticidade das obras de autores diversificados do médium Chico Xavier,que publicou livros atribuídos a diferentes escritores por meio de 412...

     

    Fonte: Revista Exame 

     

    Investigação com técnicas de inteligência artificial concluíram que pela autenticidade das obras de autores diversificados do médium Chico Xavier,que publicou livros atribuídos a diferentes escritores por meio de 412 obras.

    A iniciativa foi da empresa Stilingue, que trabalha com análise de textos via inteligência artificial para “resumir a internet”, encontrando tendências nas redes sociais.

    A Stilingue deciciu testar como as obras psicografadas seriam analisadas por uma técnica de aprendizado de máquinas chamada Deep Learning.

    A partir de grandes quantidades de dados, o computador aprende a criar relações entre eles, sem precisar aprender, por exemplo, o que é um verbo, um adjetivo, um substantivo.

    No caso de Chico Xavier, o estudo da Stilingue selecionou três dos principais autores psicografados pelo médium: Emmanuel, André Luiz e Humberto de Campos.

     

    Para “alimentar” a rede neural artificial, eles selecionaram três livros de cada autor – que precisam ser enormes, porque a técnica deep learning exige, no mínimo, um milhão de caracteres por autor conseguir aprender com sucesso.

    Devidamente treinado, o computador começou a reproduzir os textos. André Luiz, por exemplo, tinha o hábito de colocar falas espaçadas entre blocos de texto maiores, ao invés de criar longos blocos de diálogos.

    Depois de criar três bots capazes de imitar os autores com uma precisão considerável (erro de 22% para André Luiz, 5% para Emmanuel e 32% para o Humberto de Campos). Segundo a Stlingue, é possível afirmar que cada autor tem um estilo razoavelmente marcante e uniforme.

     

    The post Inteligência artifical confirma autenticidade das obras de Chico Xavier appeared first on JBr..

    Jornalista lança livro sobre relação dos smarphones com filmes do século 19


    O jornalista e pesquisador Adriano Chagas lança no próximo dia 7 de junho,  sexta-feira, às 19h, no Sebinho Livraria Cafeteria e Bistrô no bairro Asa Norte, em Brasília, o livro A Imagem Portátil: celulares e audiovisual.   A obra discute as...

    O jornalista e pesquisador Adriano Chagas lança no próximo dia 7 de junho,  sexta-feira, às 19h, no Sebinho Livraria Cafeteria e Bistrô no bairro Asa Norte, em Brasília, o livro A Imagem Portátil: celulares e audiovisual.

     

    A obra discute as imagens geradas, compartilhadas e exibidas em telefones celulares. Em três capítulos e 147 páginas, o autor usa a filosofia e o pensamento dos principais teóricos do audiovisual para apoiar a reflexão sobre a relação das imagens dos smartphones com as dos filmes realizados no final do século 19, época do surgimento do cinema.

     

    O livro mostra a trajetória dos telefones celulares, desde o estranhamento que seu uso provocava nas pessoas até a integração total e completa do dispositivo ao cotidiano, nos dias atuais, como extensão dos corpos dos indivíduos.

     

    Adriano Chagas destaca o percurso histórico das telas e coloca em discussão o excessivo consumo de imagens e aparelhos nos dias atuais. O livro também é dedicado aos comportamentos e práticas dos indivíduos portando seus smartphones, em produções de vídeos de toda sorte e registros diversos, e as condições de audiência das imagens nas pequenas telas dos telefones celulares.

     

    De acordo com Adriano Chagas, “em um mundo em transformação, em função dos avanços tecnológicos, não podemos condenar prematuramente esse dispositivo, uma vez que ele é extremamente útil para aperfeiçoar uma série de processos do dia a dia. Mas é importante, ao menos, reconhecer a particularidade de uma nova estética”, conclui.

     

    Adriano Chagas é jornalista, mestre em Comunicação e doutorando em Artes, Cultura e Linguagens na Universidade Federal de Juiz de Fora. Integra o ENTELAS – grupo de pesquisa em conteúdos transmídia, convergência de cultura e telas. Foi professor na Unifeso e na Estácio (RJ). Atuou em empresas como Rádio CBN, Embratel, TVE/RJ e EBC/TV Brasil, como chefe de reportagem, editor-chefe, gerente de produção de TV, coordenador de Produção Musical e de Produção de Arte.

     

    Mais informações:

    fone (41) 3156-4731 | www.editoraappris.com.br | mídias@editoraappris.com.br

     

     

     

    Serviço:

    Lançamento A Imagem Portátil: celulares e audiovisual

    Data: 07 de junho de 2019, 19h

    Local: Sebinho Livraria Cafeteria e Bistrô

    Endereço: Asa Norte Comércio Local Norte 406 BL. C 44 – Asa Norte, Brasília – DF

    The post Jornalista lança livro sobre relação dos smarphones com filmes do século 19 appeared first on JBr..

    Dia do Cigano terá evento no acampamento Nova Canaã


    O Dia Nacional do Cigano será celebrado neste sábado (25) no acampamento Nova Canaã, em Sobradinho, por meio da Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus), com a presença do subsecretário de Direitos Humanos, Juvenal Araújo. Na ocasião, ele...

    O Dia Nacional do Cigano será celebrado neste sábado (25) no acampamento Nova Canaã, em Sobradinho, por meio da Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus), com a presença do subsecretário de Direitos Humanos, Juvenal Araújo. Na ocasião, ele falará sobre as iniciativas da Secretaria para a promoção em prol dessa comunidade

    The post Dia do Cigano terá evento no acampamento Nova Canaã appeared first on JBr..

    Arape: musical especial


    Arape é a aposta do Tony Prada entretenimentos.   A expectativa é que  a musica jovem, negra, dançante e de qualidade mobilizem o público, especialmente dos que apreciam a black music.   The post Arape: musical especial appeared first on...

    Arape é a aposta do Tony Prada entretenimentos.   A expectativa é que  a musica jovem, negra, dançante e de qualidade mobilizem o público, especialmente dos que apreciam a black music.  

    The post Arape: musical especial appeared first on JBr..

    Apartamento não passava por vistoria há 15 anos


    A última vistoria realizada no apartamento em que uma família brasileira morreu em Santiago, no Chile, foi feita há 15 anos. Nesta quarta-feira, 22, quatro adultos e dois adolescentes que passavam férias na capital chilena foram encontrados mortos...

    A última vistoria realizada no apartamento em que uma família brasileira morreu em Santiago, no Chile, foi feita há 15 anos. Nesta quarta-feira, 22, quatro adultos e dois adolescentes que passavam férias na capital chilena foram encontrados mortos dentro do imóvel no centro de Santiago. Autoridades suspeitam de que houve inalação de monóxido de carbono. 

    Um selo vermelho emitido pela Superintendência de Electricidade e Combustíveis, e colado no compartimento de gás do apartamento 63, comprova que a última vez que a residência teve as suas instalações inspecionadas foi antes de 2003. O modelo do selo, segundo o órgão, era o que vigorava antes desse ano.

    A cor vermelha sinaliza que, na época, havia algum problema no imóvel e que ele oferecia riscos. Por isso, seriam necessários reparos urgentes. Segundo a SEC, esses problemas poderiam ser diversos. Um dos mais comuns até hoje é a pouca ventilação. Não se sabe ao certo qual era a falha do apartamento, localizado no sexto andar de um prédio na Rua Santo Domingo, no bairro Bellas Artes.

    De acordo com o órgão, que investiga o caso, a cada dois anos deve ser feita uma inspeção obrigatória na tubulação de gás e o responsável por fazê-la é o proprietário do imóvel. 

    O edifício onde os seis brasileiros estavam hospedados tem mais de 50 anos. Com três apartamentos por andar, o prédio está situado no bairro Bellas Artes, local procurado por turistas do mundo todo por ser próximo de pontos turísticos importantes, como o Cerro San Cristóbal, o Cerro Santa Lucía. A região conta com várias lojas, restaurantes e estações de metrô. O apartamento foi alugado por meio de uma plataforma online de aluguéis, o Airbnb. 

    Na quarta-feira, 22, a família começou a sentir-se mal e acionou familiares falando frases desconexas. O consulado foi comunicado e a polícia foi até o local, mas já encontrou a família morta. Foram localizados os corpos de Débora Muniz Nascimento, de 38 anos; do marido dela, Fabiano de Souza, de 41; dos filhos do casal Karoliny, de 14, e Felipe, de 13; do irmão de Débora, Jonathas Nascimento, de 30; e da mulher de Jonathas, Adriane Kruger. 

    Mensagens de áudio enviadas para a família mostram o desespero de Débora. “Eu vou morrer. Vou perder tudo na minha vida, meu filho, minha mãe e o Jô. Não consigo mais, minhas articulações também estão parando e ficando roxas.” 

    Segundo parentes, os brasileiros pretendiam adiantar o retorno porque tinham recebido a notícia de que Iete Nascimento, mãe de Débora e do irmão, Jonathas, havia morrido horas antes. Iete estava internada por causa de um câncer e morreu na madrugada de quarta. O incidente com gás aconteceu à tarde.

    No primeiro áudio, enviado à irmã Raquel, Débora pede ajuda para o filho, Felipe, que passa mal. Ela chora e pergunta se colocá-lo em uma banheira com água quente poderia reanimá-lo. “Eu não sei o que fazer”, afirma. Em outra gravação, ela descreve que os demais estão apresentando os mesmos sintomas, como fraqueza e vômito. “Acho que nós todos estamos contaminados por um vírus (…). Não sei o que vai ser de nós.”

    Estadão conteúdo

    The post Apartamento não passava por vistoria há 15 anos appeared first on JBr..

    ‘Casamento’ mais forte que nunca, afirma presidente


    A afirmação do ministro da Economia, Paulo Guedes, de que “renunciaria ao cargo se a reforma da Previdência pretendida pelo governo virasse uma “reforminha” gerou ruído e preocupação inicial entre investidores. Mas o dia terminou com o...

    A afirmação do ministro da Economia, Paulo Guedes, de que “renunciaria ao cargo se a reforma da Previdência pretendida pelo governo virasse uma “reforminha” gerou ruído e preocupação inicial entre investidores.

    Mas o dia terminou com o presidente Jair Bolsonaro colocando panos quentes nas declarações do ministro. Depois de responder, durante sua primeira visita ao Nordeste, que “ninguém é obrigado a ficar como ministro meu”, Bolsonaro ironizou a polêmica pelo Twitter.

    “Peço desculpas por frustrar a tentativa de parte da mídia de criar um virtual atrito entre eu (sic) e Paulo Guedes. Nosso casamento segue mais forte que nunca kkkkk. No mais, caso não aprovemos a Previdência, creio que deva trocar o Min. da Economia pelo da Alquimia, só assim resolve”, postou o presidente.

    Mais cedo, segundo interlocutores do presidente, houve frustração com a repercussão das declarações de Guedes, que acabou ofuscando a viagem do presidente ao Nordeste, um tradicional reduto petista. A fala desviou a imprensa para o que, segundo o governo, é uma “falsa polêmica”.

    Os mesmos auxiliares reiteraram que não era a primeira vez que Paulo Guedes dizia isso, minimizando que “este é o modo conhecido dele agir”. 

    Um desses interlocutores acha que esta também é uma maneira de o ministro falar para pressionar o Congresso a votar “a melhor reforma da Previdência”. Outro auxiliar avalia, no entanto, que esse tipo de declaração tem um tom que sempre pode ser entendido como ameaça aos parlamentares, que pode não ser bom.

    Já um interlocutor de Guedes classificou a repercussão como um “exagero” e afirmou que não houve qualquer desentendimento entre eles, pois “um conhece o estilo do outro”.

    No início da noite, o Ministério da Economia também informou, por meio de uma nota, que “reafirma o total compromisso do ministro Paulo Guedes com a retomada do crescimento econômico do país e rechaça qualquer hipótese de que possa se afastar desse propósito”. E emendou: “o Ministério da Economia reitera ainda sua absoluta confiança no trabalho do Congresso, instituição com a qual mantém excelente diálogo, para garantir a aprovação da Nova Previdência com economia superior a R$ 1 trilhão”.

    O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), também minimizou o impacto da declaração e disse que “a edição de uma matéria, às vezes, pode criar uma interpretação equivocada”. “Conheço Paulo Guedes”, disse Maia. “Não acredito que tenha falado nesse contexto (de deixar o cargo)”, afirmou.

    Estadão conteúdo

    The post ‘Casamento’ mais forte que nunca, afirma presidente appeared first on JBr..

    Maxi López deixa o Vasco


    Poucas horas após ser cortado da partida contra o Fortaleza, o atacante Maxi López decidiu deixar o Vasco Na tarde desta sexta-feira, o argentino pediu uma rescisão amigável de contrato e a diretoria aceitou. As duas partes agora negociam como será...

    Poucas horas após ser cortado da partida contra o Fortaleza, o atacante Maxi López decidiu deixar o Vasco Na tarde desta sexta-feira, o argentino pediu uma rescisão amigável de contrato e a diretoria aceitou. As duas partes agora negociam como será a finalização do vínculo. 

    O pedido foi feito diretamente ao presidente Alexandre Campello, que aceitou a decisão do argentino. Seu contrato tinha duração até dezembro deste ano. As duas partes ainda não se manifestaram publicamente sobre a saída. 

    Maxi López havia sido comunicado no início do dia que não seria relacionado para o duelo contra o Fortaleza, domingo, no Castelão, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro. A decisão foi tomada pelo próprio técnico Vanderlei Luxemburgo. A motivação seria o peso acima do ideal. 

    “Na análise da comissão, que eu comando, entendemos que ele está fora daquilo que nós queremos. Estamos fazendo um trabalho individualizado, colocamos a comissão e a estrutura do Vasco à disposição dele para trabalhar, entrar em forma naquilo que nós queremos. Ele foi amável, tranquilo, aceitou o que nós colocamos”, afirmou Luxemburgo, ao canal de vídeos do Vasco no YouTube.

    A comissão do Vasco definiu uma programação específica de trabalhos para Maxi López realizar, com a intenção de perder peso e melhorar o seu condicionamento. Luxemburgo dissera que contava com o argentino para a sequência do Brasileirão, mas indicara que só voltará a escalá-lo quando metas forem alcançadas. 

    “Teve um pouco de resistência, o que eu gostei. Ele queria estar no grupo. Mas eu quero que ele faça o trabalho para que se torne o atleta que possa contribuir. Colocamos nutricionista, preparação física, departamento de ciência para que possamos fazer um trabalho crescente”, acrescentou o treinador. Poucas horas após as declarações do técnico, o argentino decidiu pedir para sair do clube vascaíno. 

    No Vasco desde 2018, Maxi López marcou sete gols em 19 jogos pelo clube no ano passado. Nesta temporada, o argentino também já entrou em campo 19 vezes, mas com quatro gols. No domingo passado, na estreia de Luxemburgo no comando do time carioca, foi titular no empate por 1 a 1 com o Avaí, atuando pelos 90 minutos.

    Estadão conteúdo

    The post Maxi López deixa o Vasco appeared first on JBr..

    Justiça Eleitoral cancela título de 2,5 milhões de eleitores com irregularidades


    A Justiça Eleitoral divulgou a relação das 2.486.495 pessoas que tiveram o título de eleitor cancelado por ausência nas últimas três eleições. Os cancelamentos são referentes às ausências nos dois turnos das majoritárias de 2018 e no pleito...

    A Justiça Eleitoral divulgou a relação das 2.486.495 pessoas que tiveram o título de eleitor cancelado por ausência nas últimas três eleições. Os cancelamentos são referentes às ausências nos dois turnos das majoritárias de 2018 e no pleito de 2016.

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informa os eleitores irregulares em seu portal, na área “Serviços ao Eleitor – Situação eleitoral – consulta por nome ou título”. Também é possível conferir a validade do documento em qualquer cartório eleitoral.

    Quem teve o título cancelado deve pagar uma multa para então regularizar a situação. O eleitor deve ir ao seu cartório eleitoral com documento de identificação com foto, comprovante de residência e o título, se ainda o possuir.

    Sem o título de eleitor, o cidadão pode ser impedido de obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público e contrair empréstimos em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo. A irregularidade também pode gerar dificuldades de inscrição em concurso público, matrícula em estabelecimento público de ensino, além de impedir a obtenção de certidão de quitação eleitoral.

    Foram cancelados 2.486.495 títulos, sendo 1.247.066 na região Sudeste, 412.652 no Nordeste, 292.656 no Sul, 252.108 no Norte, 207.213 no Centro-Oeste e 74.800 de eleitores residentes no exterior.

    O Estado de São Paulo lidera o número de cancelamentos, com 674 500 títulos cancelados. Em seguida está o Rio de Janeiro, com 299.121, Minas Gerais (226.761), Rio Grande do Sul (120.190), Paraná (107.815) e Goiás (96.813). Todas as estatísticas podem ser acessadas Portal do TSE.

    Entre as capitais, São Paulo-SP é a recordista (199.136 cancelamentos). Em seguida, estão o Rio de Janeiro-RJ (126.251), Goiânia-GO (39.841), Manaus-AM (36.372), Curitiba-PR (35.539) e Brasília-DF (35.063). Belém, capital do Pará, teve apenas 12 títulos cancelados.

    Estadão Conteúdo.

    The post Justiça Eleitoral cancela título de 2,5 milhões de eleitores com irregularidades appeared first on JBr..

    Acidente na Ponte do Bragueto


    Da Redaçãoredacao@grupojbr.com Na noite desta sexta-feira (24) aconteceu um acidente na ponte do Bragueto, sentido Sobradinho. Segundo o centro de controle operacional do DER-DF o acidente ocasionou um trânsito intenso no local. Ainda segundo o DER-DF...

    Da Redação
    redacao@grupojbr.com

    Na noite desta sexta-feira (24) aconteceu um acidente na ponte do Bragueto, sentido Sobradinho. Segundo o centro de controle operacional do DER-DF o acidente ocasionou um trânsito intenso no local.

    Ainda segundo o DER-DF o ônibus já está sendo removido pela empresa e a via será liberada. Porém uma faixa central da ponte do Bragueto está interditada por uma viatura do DER.

    The post Acidente na Ponte do Bragueto appeared first on JBr..

    Filme brasileiro faz bonito no Festival de Cannes


    O filme A Vida Invisível de Eurídice Gusmão, dirigido por Karim Aïnouz, conquistou um prêmio inédito para o cinema brasileiro ao ser eleito o melhor longa na mostra Um Certo Olhar / Un Certain Regard, presidido pela libanesa Nadine Labaki, na 72ª...

    O filme A Vida Invisível de Eurídice Gusmão, dirigido por Karim Aïnouz, conquistou um prêmio inédito para o cinema brasileiro ao ser eleito o melhor longa na mostra Um Certo Olhar / Un Certain Regard, presidido pela libanesa Nadine Labaki, na 72ª edição do Festival de Cannes, nesta sexta, 24.

    A vitória na Croisette, na disputada mostra paralela à briga pela Palma de Ouro, coroa uma estrada de sucesso na carreira do melodrama baseado no romance de Martha Batalha. Nele, as irmãs Eurídice (vivida pelas atrizes Carol Duarte e Fernanda Montenegro) e Guida (Júlia Stockler) passam uma vida se buscando, após um incidente familiar, no Rio de Janeiro dos anos 1950, que traduz o machismo da época.

    “É um importante prêmio do cinema mundial e muito importante para o cinema brasileiro em um ano em que tivemos uma representação maravilhosa (em Cannes), com o filme do Kleber Mendonça e do Juliano Dornelles (diretores de ‘Bacurau’), o da Alice Furtado (Sem Seu Sangue) e o filme coproduzido pelos irmãos Gullane (O Traidor). Antes de qualquer coisa, é importante que esse prêmio possa incentivar o futuro do cinema brasileiro, a diversidade da nossa cultura. Queria dedicar especialmente para a minha amada Fernanda Montenegro, para todas as atrizes do filme e para todas as mulheres do mundo”, comemora o diretor, referindo-se à participação da grande dama em seu filme. 

    Karim é um dos grandes autores brasileiros de sua geração, com filmes como O Céu de Suely e o visceral Praia do Futuro. E foi no Festival de Cannes, há 17 anos, onde ele estreou seu com Madame Satã. Na edição deste ano, ele retorna com a história das irmãs Guida e Eurídice, que são cúmplices no afeto que têm uma pela outra, inseparáveis no dia a dia. O filme, que é uma produção da RT Features, de Rodrigo Teixeira, tem previsão de lançamento no circuito comercial em novembro deste ano.

    “O Brasil é um dos países que mais mata mulheres no mundo e também um dos países com o maior numero de mães solo. Eu dedico este filme as estas e a todas as mulheres. Eu gostaria de homenagear não a sobrevivência, mas a resistência. É importante também falarmos sobre a intolerância, esse sentimento devastador que ameaça e divide não só o Brasil, mas o mundo inteiro e contra o qual o amor é uma das formas mais poderosas de resistência”, disse Karim.

    Estadão Conteúdo

    The post Filme brasileiro faz bonito no Festival de Cannes appeared first on JBr..

    Metrô-DF tenta negociar fim da Greve dos Metroviários


    Ao chegar em seu 23º dia, a greve dos metroviários finalmente conquistou a atenção da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF). Nesta sexta-feira (24/5), a companhia apresentou uma nova proposta para incentivar o retorno dos...

    Ao chegar em seu 23º dia, a greve dos metroviários finalmente conquistou a atenção da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF). Nesta sexta-feira (24/5), a companhia apresentou uma nova proposta para incentivar o retorno dos funcionários que estão parados.

    No próximo domingo (26/05) está marcada assembleia que pode dar fim a paralisação. Para isso, o Metrô-Df oferece aumento de 4,67% no tíquete-alimentação e no ressarcimento do plano de saúde, além da manutenção dos termos do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2017/2019 e seus termos aditivos em integralidade, de junho de 2019 a abril de 2020.

    O presidente da empresa pública, Handerson Ribeiro, disse em nota que por mais de duas semanas foi construída uma pauta condizente com a realidade financeira do GDF. Handerson ainda ressaltou que tem como maior preocupação a manutenção do Acordo Coletivo de Trabalho, sem levar o caso à Justiça.

    Apesar das negociações parecerem caminhar para a volta da circulação de trens na cidade, o fim da greve não está previsto. A assembléia será realizada a partir das 20h na Praça do Relógio, em Taguatinga.

    The post Metrô-DF tenta negociar fim da Greve dos Metroviários appeared first on JBr..

    Na Índia um incêndio em centro comercial deixa mortos


    Da Redaçãoredacao@grupojbr.com Nesta sexta-feira (24) um incêndio em um edifício comercial de Surat, na Índia, deixou mortos. Segundo o “The Hindu” 21 pessoas morreram. Mas o “Times of India” informou 19 mortes e o “India Today”, 20. A...

    Da Redação
    redacao@grupojbr.com

    Nesta sexta-feira (24) um incêndio em um edifício comercial de Surat, na Índia, deixou mortos. Segundo o “The Hindu” 21 pessoas morreram. Mas o “Times of India” informou 19 mortes e o “India Today”, 20. A polícia local informou que o incêndio começou por volta das 16h no horário local, as autoridades acreditam que um curto-circuito tenha provocado as chamas.

    Segundo o “The Hindu”, as vítimas eram adolescentes com idades entre 15 e 19 anos que se preparavam para um exame de arquitetura em um curso preparatório que funcionava no prédio.

    O fogo começou nos primeiros andares do edifício de quatro andares, e as labaredas logo chegaram aos pisos mais altos. Ainda segundo o “The Hindu”, as paredes e o teto do curso preparatório que funcionava dentro do centro comercial eram feitos de plástico.

    A maior parte das vítimas morreu ao tentar subir para o último andar para tentar escapar das chamas. Porém, o incêndio chegou às escadas do prédio, e os jovens ficaram encurralados pelas labaredas.

    Alguns dos adolescentes tentaram pular do prédio em chamas para se salvar. De acordo com o “The Hindu”, quatro morreram na queda. Testemunhas disseram haver cerca de 50 jovens no local onde funcionava o curso.

    O primeiro-ministro reeleito da Índia, Narendra Modi, lamentou a tragédia nas redes sociais. “Extremamente consternado pelo incêndio em Surat. Meus pensamentos estão com as famílias destroçadas. Espero que os feridos se recuperem rapidamente”, afirmou.

    The post Na Índia um incêndio em centro comercial deixa mortos appeared first on JBr..

    Uniões homoafetivas vira alvo de mercado de casamento


    De acordo com a última edição da pesquisa “Estatísticas do Registro Civil”, realizada em 2017 pelo IBGE, o número absoluto de casamentos brasileiros caiu cerca de 2,3% em relação ao ano anterior. Entretanto, as uniões homoafetivas seguem...

    De acordo com a última edição da pesquisa “Estatísticas do Registro Civil”, realizada em 2017 pelo IBGE, o número absoluto de casamentos brasileiros caiu cerca de 2,3% em relação ao ano anterior.

    Entretanto, as uniões homoafetivas seguem em crescimento, com um aumento de 10% no mesmo período. As mulheres são as principais responsáveis por este crescimento, representando 57,5% dos casamentos homossexuais.

    Este crescimento pode ser explicado por uma série de fatores políticos e sociais. A disseminação de um pensamento mais plural entre a população tem sido essencial, mas apenas de fato efetiva com a aprovação de políticas que reconheçam essa parcela da sociedade como igual.

    Entre as leis aprovadas recentemente está a de reconhecimento da união estável entre pessoas de mesmo sexo como casamento, validada em 2017 pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

    Diante deste mercado cada vez mais plural, empresas voltadas para o universo dos casamentos estão investindo em produtos que não se restrinjam aos casais heterossexuais. Jackeline Braga, líder do setor no Elo7, afirma que os vendedores com capacidade de personalizar os itens são os mais visados.

    “Quando você dá para os clientes a possibilidade de transformar aquele modelo do site em algo que tenha a cara do casal, o resultado final é sempre cheio de representatividade e rende muitos elogios”, explicou Jaqueline.

    Hoje, a empresa possui em sua página diversos vendedores de topos de bolo, lembrancinhas criativas, acessórios, roupas e artigos de decoração que podem ser adequados ao gosto do casal.

    Com uma certa constância, a inclusão de casais que fogem dos padrões heterossexuais é criticada. Entretanto, o comportamento do público também tem mudado.

    No dia 21 de maio deste ano, o youtuber Carlinhos Maia se casou com o modelo Lucas Guimarães. A cerimônia contou com convidados famosos e 2,7 milhões de espectadores nas redes sociais do influencer.

    The post Uniões homoafetivas vira alvo de mercado de casamento appeared first on JBr..

    Geleira chilena se rompe com aquecimento nos Andes


    Um campo de gelo com 12 mil quilômetros quadrados rompeu-se em dois pedaços na região da Patagônia, no Chile. Novas fraturas na geleira devem se tornar mais frequentes como consequência de mudanças climática, segundo um time de cientistas...

    Um campo de gelo com 12 mil quilômetros quadrados rompeu-se em dois pedaços na região da Patagônia, no Chile. Novas fraturas na geleira devem se tornar mais frequentes como consequência de mudanças climática, segundo um time de cientistas chilenos.

    Temperaturas crescentes ao longo da Cordilheira dos Andes resultaram em menor quantidade de neve e gelo para manter as geleiras da região, segundo Gino Casassa, chefe da Divisão de Neve e Geleiras na Direção Geral de Águas, órgão do governo chileno. “O que ocorreu foi uma fratura pois o gelo retraiu”, disse Casassa.

    O pedaço de gelo que se soltou da geleira principal é de aproximadamente 208 quilômetros quadrados. Segundo Casassa, que foi com a equipe de cientistas à região em março deste ano, isso pode ser um sinal do que virá pela frente. 

    O campo de gelo, afirmou, está agora “partido em dois e, provavelmente, descobriremos novas rachaduras ao sul”.

    Dois icebergs se soltaram da Geleira Cinza, no sul do Parque Nacional Torres del Paine no Chile. Os cientistas temem que essas rupturas possam se tornar mais frequentes.

    Estadão Conteúdo

    The post Geleira chilena se rompe com aquecimento nos Andes appeared first on JBr..

    Após tratamento, mulher e garoto conseguem calçar sapato

    Após tratamento, mulher e garoto conseguem calçar sapato


    Paula Beatrizredacao@grupojbr.com Foram seis horas de viagem até chegar no consultório, tirar os gessos e calçar o primeiro sapato emocionou Daiana da Silva Nascimento. A jovem de 26 anos sofria com pé torto congênito e terminou o tratamento nesta...

    Paula Beatriz
    redacao@grupojbr.com

    Foram seis horas de viagem até chegar no consultório, tirar os gessos e calçar o primeiro sapato emocionou Daiana da Silva Nascimento. A jovem de 26 anos sofria com pé torto congênito e terminou o tratamento nesta sexta (24).

    Uma conquista e uma alegria, a jovem deslocou-se do município de Luís Eduardo Magalhães (BA) e ganhou o primeiro par de tênis do médico que realizou a terapia no Hospital de Base. “A sensação de ter os pés normais é inexplicável. É muito bom. Esse é o melhor acontecimento da minha vida. Eu pedi muito a Deus”, disse a paciente. Segundo ela, os planos para vida dela são caminhar muito, correr e tirar a carteira de motorista para dirigir.

    Paciente que realizou o procedimento denominado Ponseti, para tratar a deformidade do “Pé Torto Congênito”, no Hospital de Base. Foto: Davidyson Damasceno/Iges-DF

    Ela estava acompanhada do marido, Regenildo de Sousa Alencar que agora vai poder presenteá-la com sapatos. “Um dia era  o aniversário dela e escolhi um sapato para dar de presente. No momento de pagar, lembrei que ela não podia usá-lo. Mas, agora, com certeza o próximo presente será esse”, disse o marido.

    Outro paciente, Luis Felipe Maia de Freitas de 11 anos, também passou pelo tratamento com sucesso e com o mesmo médico. “Felipe nasceu com diversos problemas de saúde. Desde então ele é acompanhado. O sonho da vida dele era calçar uma chuteira. Então, eu procurei alternativas para fazer o tratamento dele. Esse tratamento foi essencial, aumentou a auto-estima do meu filho”, finalizou a mãe.

    Pacientes que realizaram o procedimento denominado Ponseti, para tratar a deformidade do “Pé Torto Congênito”, no Hospital de Base. Foto: Davidyson Damasceno/Iges-DF

    O método utilizado pelo médico ortopedista Davi Haje chama-se  Ponseti, uma terapia criada na década de 60 que só era usada em crianças com aproximadamente um ano, na chamada idade da marcha, ou seja, que não caminhavam ainda.  Trata-se de uma ação simples que consiste no engessamento dos membros inferiores para remodelar os pés. No caso da jovem, foram apenas três meses de terapia. “Não há casos na literatura médica sobre o tratamento de casos adultos de pé torto com esse método em Brasília. Em casos após idade da marcha, ninguém nunca publicou cientificamente casos semelhantes”, esclareceu o profissional.

    Médico, Davi Haje, que realizou o procedimento denominado Ponseti, para tratar a deformidade do “Pé Torto Congênito”, no Hospital de Base. Foto: Davidyson Damasceno/Iges-DF

    Para o diretor-presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal -Iges-DF, Francisco Araújo, responsável pela gestão do hospital, “com a ampla divulgação desse tratamento aqui no Base, certamente muitas pessoas que sofrem com essa deformidade poderão procurar atendimento na unidade que é referência para todo o país”. Para ele “o tratamento tem técnica e conhecimento médico, mas antes de tudo tem a dedicação e a visão humanística de toda sua equipe responsável” explica.

    The post Após tratamento, mulher e garoto conseguem calçar sapato appeared first on JBr..